Fernando Gomes

Usando celular em Londres

Em alguns meses estarei indo para Londres. E como até hoje o rádio Nextel não funciona no Reino Unido, precisei fazer uma pesquisa e dar uma estudada para poder me comunicar e usar a internet enquanto estiver por lá.

Há alguns meses atrás usei um serviço bem bacana, o www.usasims.com que funciona bem simples, vc compra um Sim Card dos Estados Unidos que é entregue aqui no Brasil. No site deles é possível escolher entre várias opções de operadoras de telefonia celular americanas, planos de voz e dados. Vale a pena se estiver indo aos EUA.

Acabei chegando a algumas opções de empresas similares a USA Sims no Reino Unido, mas os preços e condições não me pareceram muito interessantes:

Na verdade os preços da “Prepaid SimCard”http://www.prepaidsimcard.org/ até que eram bem justos, com um chat par atendimento online, mas o site não era tão pragmático e resolvi ir direto as operadoras de telefonia celular do Reino Unido:

Operadoras de telefonia celular no Reino Unido

Existem 3 grandes operadoras de telefonia celular na Inglaterra, que são as seguintes:

Por incrível que parece acabei descobrindo que as 3 operadoras fornecem chips gratuitamente pelo correio.
O processo parece bem simples, mas requer um endereço no Reino Unido para ser entregue.

Precisava então achar uma empresa de Caixas de Correios Virtuais no estilo da empresa Americana de Mail Forward ShipItTo que já uso há mais de 2 anos para encomendas dos Estados Unidos

Endereço na Inglaterra e Encaminhamento de Correspondência

Encontrei logo de cara um serviço sem taxa incial nem compromisso mensal de Mail Forward no Reino Unido, o UKPostBox O serviço me pareceu um pouco mais burocrático do que o ShipItTo mas com preço justo e principalmente nos moldes Pay as you Go, afinal não é todo dia que eu vou precisar usar um endereço na Inglaterra. O site é bem explicativo, mas logo depois do cadastro ele solicita para que seja enviado cópia de algum documento de identificação e comprovante de residência, além o preenchimento do Form 102 assinado. Um pouco de trabalho, documentos enviados e o que me resta é esperar a liberação do meu endereço em Londres para fazer o pedido do Chip de celular gratuito de alguma das operadoras acima.

Confesso que estou com uma tendência de usar os serviços da Three onde os preços são melhores, a internet é ilimitada e a cobertura é bem abrangente.

Bom, eu sabia que a Europa seria bem menos pragmática do que os EUA para conseguir um chip de celular pre-pago para viajar, mas acabei me surpreendendo com o envio gratuito pelo correio. O fato é que com o mundo tão conectado não dá para viver e ir viajar sem planejar como vou me comunicar com as pessoas de lá e daqui. Desde fazer uma reserva em um restaurante, saber o horário de funcionamento de um atrativo, descobrir um melhor caminho no Google Maps, ou postar a foto recém tirada no Facebook um celular é essencial hoje em dia em qualquer viajem internacional. Como o roaming internacional é absurdamente caro e a telefonia pre-paga é amplamente utilizada em todo mundo o melhor para continuar se comunicando durante viagens internacionais é seguir esses passos e pesquisar as opções antes da partida.